domingo , 19 janeiro 2020

Concurso Aberto Polícia Civil do Acre

Concurso Aberto Polícia Civil do Acre

Concurso Aberto Polícia Civil do Acre
A Secretaria de Estado de Polícia Civil do Acre (SEPC) está com concurso aberto para o preenchimento de 17 vagas para cargos de nível superior, a saber, de perito criminal e de perito médico-legista. Este concurso aberto está sendo organizado pela FUNCAB (Fundação Professor Carlos Bittencourt) e terá validade de 2 anos a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Para poder tomar posse desses cargos públicos abertos através deste concurso da Polícia Civil do Acre, os candidatos aprovados no processo seletivo devem possuir ensino superior completo em Medicina (no caso dos que forem concorrer às vagas de médico legista) ou em qualquer uma das áreas definidas no anexo I do edital oficial deste concurso aberto (para aqueles que forem concorrer às vagas de perito criminal). Assim, deve ser apresentado o diploma de curso superior do candidato, feito em uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), possuindo registro no conselho da classe, além de CNH na categoria mínima AB.

O salário e os benefícios são pontos muito atrativos neste concurso aberto, o que o levarão a ser muito concorrido, exigindo que os candidatos se preparem muito bem para conseguirem ser aprovados. No caso deste concurso aberto, o salário mensal oferecido é de R$7.680,00, já incluindo benefícios como vale-alimentação, por exemplo. A jornada semanal de trabalho será de 44 horas, devendo também o funcionário público estar disposto ao cumprimento de horário excepcional, sujeito a convocações extraordinárias.

Do total de vagas existentes neste concurso aberto da Polícia Civil do Acre, que são 17 ao todo, 15 são para o cargo de perito criminal e 2 para o cargo de perito médico-legista. Há vagas reservadas para pessoas portadoras de deficiência, somando 5% do total de vagas disponíveis neste concurso e, para poder concorrer a estas vagas, o candidato deverá:

  • No ato da inscrição, declarar-se com deficiência;
  • Encaminhar cópia simples do CPF e laudo médico original ou cópia autenticada, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como à provável causa da deficiência via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento, até o último dia de pagamento do boleto bancário, indicado no Cronograma Previsto ANEXO II, para FUNCAB – Concurso Público SEPC/AC – Caixa Postal n. 105.722 – CEP: 24.210.970 – Niterói/RJ, devendo ser notificado à FUNCAB seu envio, através de mensagem encaminhada para o correio eletrônico notificacao@funcab.org, especificando nome completo do candidato, número da Ficha de Inscrição, data de postagem e o número identificador do objeto.
    o Estes candidatos passarão também por perícia médica.

As inscrições Polícia Civil do Acre

As inscrições para este concurso aberto da Policia Civil do Acre poderão ser feitas através da internet ou de forma presencial. Se o candidato preferir se inscrever pela internet, ele deverá acessar o endereço eletrônico da banca organizadora deste concurso aberto, que é a FUNCAB, que estará disponibilizado ao final deste artigo. Se preferir fazer a sua inscrição de forma presencial, poderá optar por um dos endereços existentes no edital oficial deste concurso aberto (que estará disponibilizado na mesma página eletrônica na qual as inscrições podem ser feitas – você poderá vê-la no final deste artigo).

O prazo para se inscrever é do dia 12 de agosto até o dia 13 de setembro de 2015 e, ao preencher o seu formulário de inscrição, você deverá colocar todos os seus dados de forma completa e verídica, como seu nome, seus números de documentos de identificação pessoal – como RG e CPF, dados para contato e, claro, não poderá deixar de selecionar a sua opção de cargo, de área ede vaga existente neste concurso aberto, além do município no qual desejará realizar as provas objetiva e discursiva. Quando a inscrição do candidato for efetivada, não será mais permitido realizar qualquer tipo de alteração em qualquer dado preenchido no formulário de inscrição, por isso, preencha-o com muita atenção e confira todos os dados antes de finalizar o envio deste.

Após efetuar a sua inscrição, o candidato deverá gerar e imprimir um boleto bancário para o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$125,00 para todos os cargos. Este boleto deverá ser pago nos locais permitidos para isso (conforme especificado no próprio boleto), também deverá ser pago o valor integral deste (caso contrário, o pagamento parcial não validará a inscrição) e dentro do prazo de vencimento descrito no boleto. É o pagamento correto do boleto, em todos os pontos citados, que efetivará a inscrição de cada candidato.

Candidatos que forem hipossuficientes economicamente poderão pedir isenção total ou parcial do pagamento da taxa de inscrição e, para isso, devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membros de família de baixa renda. Para a realização da inscrição com isenção do pagamento do valor da inscrição, o candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição, via Internet, no qual indicará o Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo CadÚnico do Governo Federal e firmará declaração de que pertence à família de baixa renda. O prazo para realizar a inscrição com pedido de isenção do pagamento da taxa deverá será das 15h do primeiro dia de inscrições até às 17h do último dia.

Caso haja necessidade de condições especiais para realizar as provas objetiva e discursiva, o candidato deverá solicitá-la no ato da inscrição, no campo específico da ficha de inscrição, indicando claramente quais os recursos especiais serão necessários, caso contrário, o candidato não poderá exigir nenhum tipo de atendimento especializado nos dias das provas.

  • O candidato deverá, até o último dia de pagamento da inscrição, enviar o laudo médico original ou uma cópia autenticada em cartório, que ateste a necessidade da condição especial, via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento, para a FUNCAB – Concurso Público SEPC, Caixa Postal nº. 105.722– CEP: 24210-970 – Niterói/RJ, devendo ser notificado à FUNCAB seu envio, através de mensagem encaminhada para o correio eletrônico notificacao@funcab.org, especificando nome completo do candidato, número da Ficha de Inscrição, data de postagem e o número identificador do objeto.

O processo seletivo Polícia Civil do Acre

Este concurso aberto da Polícia Civil do Acre será realizado através de 3 fases, dividas em:

  • 1ª fase:
    1ª etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
    2ª etapa: prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
    3ª etapa: prova de títulos de caráter classificatório.

 

  • 2ª fase:
    1ª etapa: prova de aptidão física, de caráter eliminatório;
    2ª etapa: exame médico, de caráter eliminatório;
    3ª etapa: exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
    4ª etapa: entrevista pessoal, de caráter eliminatório;
    5ª etapa: investigação criminal e social, de caráter eliminatório.

 

  • 3ª fase:
    1ª etapa: Frequência e aproveitamento em Curso de Formação Policial, de caráter eliminatório e classificatório.

A primeira fase deste concurso aberto será realizada, conforme data prevista no edital oficial deste, no dia 4 de outubro de 2015, tendo duração máxima de 6 horas, composta por questões de múltipla escolha (com 5 alternativas em cada questão, sendo que apenas uma será a correta).

Prepare-se

Como dissemos no início deste artigo, os concursos públicos – assim como este aberto, são muito concorridos porque são ótimas oportunidades de emprego, trazendo bons salários, benefícios adicionais para os funcionários públicos, além da estabilidade no emprego. Por isso, os candidatos precisam se preparar muito bem para as provas que enfrentarão, estando adaptados ao estilo de prova e ao tempo de execução que ela exigirá.

No caso deste concurso aberto, os candidatos devem estudar muito bem as matérias exigidas de acordo com os anexos do edital oficial, relembrando pontos específicos de sua profissão e que provavelmente serão exigidos nas provas, bem como treinar muito bem a sua capacidade de interpretação de textos, que será utilizada durante a prova inteira. Busque estar preparado para todas as fases deste concurso da Polícia Civil do Acre, assim, você não será pego de surpresa em nenhuma delas e poderá sair na frente de seus concorrentes.

E para que você consiga se preparar estudando tudo o que é necessário, a nossa sugestão é que você conheça a apostila da editora recomendada por nós, que é completa e didática, trazendo exatamente o que você precisa para se preparar para este concurso aberto. Adquira já a sua e comece a estudar o quanto antes – isso aumentará a sua chance de sair na frente de seus concorrentes. Bons estudos e boa sorte!

Apostila Concurso Aberto Polícia Civil do Acre

Informações úteis:
Download Edital Polícia Civil do Acre
Download Retificação Edital Polícia Civil do Acre
Site para as inscrições deste concurso aberto: http://www.funcab.org/

Sobre Concursos Abertos