sexta-feira , 19 julho 2019

Calculador automático nota ENEM

Calculador automático nota ENEM
Calculador automático nota ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2015 teve cerca de 7 milhões de candidatos. Embora alguns candidatos tenham que fazer o ENEM obrigatoriamente, como é o caso dos candidatos que estão concluindo o ensino médio no país, outros o fazem por livre e espontânea vontade. Por que? O objetivo de se prestar o ENEM atualmente é utilizar a sua nota como meio de ingressar em instituições de ensino superior no país ou no exterior (em alguns países participantes), ou até mesmo, dar continuidade nos estudos por meio de programas do Governo Federal.

As notas do ENEM 2015 somente serão liberadas através do site oficial do exame no início de janeiro de 2016, por meio da página do participante. No entanto, os gabaritos oficiais do ENEM já foram disponibilizados no site e muitos candidatos já deram uma conferida em quantas questões acertaram. Embora seja possível já ter uma noção do seu desempenho consultando os gabaritos oficiais, a nota oficial só poderá ser divulgada quando as redações também já tiverem sido corrigidas, pois assim, a média final poderá ser gerada.

Há dois métodos de se gerar a média final de cada candidato com as notas do ENEM – um deles é por meio da média aritmética simples e, o outro, é por meio da média aritmética complexa. No primeiro caso, a média simples considera a soma de todas as notas obtidas no ENEM (individualmente, é claro) e as divide por 5, ou seja, todas as notas têm um peso igual na média final.

Já no caso da média complexa, é considerado um peso específico para cada nota e isso dependerá do curso e da universidade escolhida – é a universidade que poderá definir se atribuirá diferentes pesos às notas dependendo do curso escolhido pelo candidato. Dessa forma, a “contribuição” de cada nota obtida no ENEM será diferente para definir a média final. Achou complicado? Não se preocupe! Há sites que possuem um calculador automático que faz tudo isso para você!

O calculador automático funciona do seguinte modo: você preenche os campos com as suas notas obtidas em cada área de conhecimento avaliada no ENEM e, ao lado, você também deverá preencher o peso que cada uma dessas notas terá (de acordo com a universidade/curso escolhido). Ao finalizar este preenchimento, é só clicar no ícone “calcular”, que estará presente na página, e pronto! Você terá a sua média aritmética simples ou complexa calculada automaticamente. Prático, hein? Boa sorte!

Site Oficial do INEP: http://enem.inep.gov.br/
Pagina Oficial do participante: http://enem.inep.gov.br/participante/
Central de Atendimento MEC: 0800 61 6161.

4.3
12

Sobre Concursos Abertos