domingo , 25 agosto 2019

Concurso Aberto Escriturário Banco do Brasil

Concurso-Aberto-Escriturário-Banco-do-Brasil

Concurso Aberto Escriturário Banco do Brasil
Já pensou em ser um funcionário público do Banco do Brasil? Então você irá gostar de saber que há um concurso aberto do Banco do Brasil S.A. para o cargo de escriturário para agências dos seguintes Estados: Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Você mora em algum destes Estados? Então vamos lhe dar alguns detalhes sobre este concurso a fim de incentivá-lo a prestá-lo.

Talvez você esteja se perguntando: por que prestar um concurso público? Os funcionários públicos têm excelentes salários, jornadas justas de trabalho, benefícios e, como se tudo isso já não bastasse para atrair candidatos aos concursos públicos, estes funcionários ainda têm estabilidade no emprego – o que hoje em dia, convenhamos, é uma vantagem muito grande!

Este concurso aberto do Banco do Brasil que possui 95 vagas disponíveis para o cargo de escriturário, além da formação de cadastro reserva, não é diferente no quesito benefícios e vantagens. Veja só o que um escriturário do Banco do Brasil irá receber mensalmente: o salário é de R$2.227,26, ele recebe ainda vale-transporte, vale-cultura, auxílio-creche, ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica (planos de saúde) e previdência privada. Muitos benefícios, certo? Mas ainda há mais – os funcionários do Banco do Brasil ainda recebem participação nos lucros e resultados e têm a possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.

Todas estas vantagens são dadas exigindo que os candidatos tenham apenas nível médio de escolaridade, ou seja, estamos falando de um emprego “perfeito” para muitas pessoas. Assim, vale a pena tentar alcançar esta oportunidade, porém, uma oportunidade tão boa dessas terá uma concorrência acirrada e você precisará se preparar muito bem se quiser passar neste concurso aberto.
O que faz o cargo de escriturário?

Como é exigido que os candidatos ao cargo de escriturário do Banco do Brasil possuam apenas nível médio completo de escolaridade, é provável que muitos queiram saber exatamente o que um escriturário faz dentro do Banco do Brasil. De acordo com o edital oficial deste concurso aberto do Banco do Brasil, um escriturário deve trabalhar 30 horas semanalmente e deverá exercer as seguintes funções:

“Comercialização de produtos e serviços do BANCO DO BRASIL S.A., atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados e execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do BANCO DO BRASIL S.A.

As inscrições

As inscrições para este concurso aberto podem ser feitas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico da banca organizadora deste processo seletivo (que é a Fundação Cesgranrio) – este endereço eletrônico estará disponibilizado ao final deste artigo. As inscrições estão se iniciando hoje, dia 11 de agosto, e terão como prazo final o dia 31 de agosto de 2015.

Para realizar a sua inscrição, o candidato precisará de seu número de CPF e de RG, além de optar no ato de inscrição pelo UF/Macrorregião/Microrregião. Após preencher a sua ficha de inscrição corretamente e com todos os dados veridicamente, o candidato deverá gerar um boleto simples para o pagamento da taxa de inscrição que é de R$42,00 e que deve ser gerado através da mesma página eletrônica em que o candidato fez a sua inscrição. É o pagamento da taxa de inscrição que a efetiva. O boleto com a taxa de inscrição pode ser pago em qualquer agência bancária e deve ser pago até a data de seu vencimento.

Para se inscrever para este concurso não há limite de idade e não é necessário ter Ensino Médio completo. Porem quando for chamado para assumir o cargo, deverá ter concluído o Ensino Médio e ter 18 anos completo.

Candidatos que forem hipossuficientes economicamente podem pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição, mas para isso, devem seguir alguns requisitos:

  • Comprovar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo Cadastro Único, conforme apontado no Requerimento de Inscrição disponível na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO;
  • E membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

O resultado dos deferimentos ou indeferimentos dos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição deste concurso aberto do Banco do Brasil, serão divulgados no endereço eletrônico da Fundação Cesgranrio a partir do dia 24 de agosto de 2015. Caso o pedido do candidato seja indeferido, ele poderá,a partir da data de divulgação da relação citada no subitem anterior, contestar o indeferimento, até o dia 25 de agosto de 2015, por meio do campo de Interposição de Recursos existente na mesma página da Fundação Cesgranrio. Os candidatos cujas solicitações de isenção do valor de inscrição tiverem sido indeferidas novamente, poderão efetuar a inscrição até o dia 31 de agosto,e efetuar o pagamento até a data de vencimento constante no boleto bancário que deverá ser gerado pelo próprio candidato.

A partir do dia 14 de outubro de 2015 os candidatos poderão acessar novamente o site da banca organizadora deste concurso aberto para verificar/confirmar a sua inscrição. É a partir desta mesma data que os candidatos terão acesso ao seu cartão de confirmação de inscrição e deverão, então, imprimi-lo. Os candidatos devem conferir os seguintes dados neste cartão:

  • Nome; número do documento de identidade, sigla do órgão expedidor e Estado emitente; Cadastro de Pessoa Física (CPF); data de nascimento; sexo; UF/Macrorregião/Microrregião de opção; e, quando for o caso, a informação de tratar-se de pessoa que demande tratamento diferenciado para a realização das provas e/ou esteja concorrendo às vagas reservadas para pessoas com deficiência e/ou às vagas destinadas a pessoas pretas ou pardas.

As provas

As provas deste concurso aberto do Banco do Brasil para o cargo de escriturário serão divididas em duas etapas. A primeira delas, que será de caráter eliminatório e classificatório, será uma prova objetiva contendo 70 questões de múltipla escolha. Destas 70 questões, 25 questões serão de Conhecimentos Básicos e 45 questões serão de Conhecimentos Específicos, sendo que cada questão terá 5 alternativas diferentes e apenas uma delas será a correta.

As 25 questões de Conhecimentos Básicos serão divididas entre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (10 questões), Raciocínio Lógico-Matemático (10 questões) e Atualidades do Mercado Financeiro (5 questões). E as demais 45 questões de Conhecimentos Específicos serão divididas em: Cultura Organizacional (5 questões), Técnicas de Vendas (10 questões), Atendimento (10 questões), Domínio Produtivo da Informática (5 questões), Conhecimentos Bancários (10 questões) e Língua Inglesa (5 questões).

Após esta primeira etapa, os candidatos deverão realizar a segunda etapa deste concurso aberto que é a prova de Redação, de caráter eliminatório, e valerá 100,0 pontos ao todo, devendo ser redigida como um texto dissertativo-argumentativo e deverá seguir os seguintes requisitos:

a) adequação ao tema proposto;
b) adequação ao tipo de texto solicitado;
c) emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
d) capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto; e
e) pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

As provas serão realizadas nos locais expressos nos cartões de confirmação de cada candidato e o candidato deve se preocupar em chegar ao local de prova com antecedência mínima de uma hora. As provas objetivas e a redação serão realizadas no mesmo dia e os candidatos terão 5 horas ao todo para as concluírem.

Para realizar o processo seletivo deste concurso aberto do banco do Brasil os candidatos deverão portar consigo seu documento de identificação pessoa com foto (RG ou outro documento válido em território nacional que possua foto recente), além do comprovante de inscrição e de pagamento da taxa de inscrição, e com canetas (leve mais de duas) esferográficas de tinta preta e que sejam canetas de material transparente.

Prepare-se

A boa preparação é essencial para que um candidato consiga ser aprovado em um concurso público deste nível de competição por poucas vagas, assim, é essencial que eles comecem a estudar bem antes da data das provas. Além de muita dedicação e horas diárias de estudo, os candidatos devem ler muito, treinar sua escrita de redação, formar opinião sobre assuntos de atualidades do Brasil e do mundo e refazer provas de concursos anteriores do Banco do Brasil para este mesmo cargo – estas são as melhores formas de se preparar para este concurso aberto.

Mas além disso, para estudar de forma completa e eficaz, você também precisará escolher um bom material de estudos como guia, que seja completo e didático para lhe ajudar realmente a alcançar seu objetivo. Assim sendo, a nossa sugestão é que você conheça a apostila da editora recomendada por nós específica para este cargo deste concurso aberto do Banco do Brasil. Ela possui tudo o que você precisa para seus estudos, não deixando nada a desejar. Comece a estudar o quanto antes e aumente as suas chances de passar neste concurso aberto!

Banco do Brasil (Escriturário)
ESCRITURÁRIO
Banco do Brasil (Escriturário)-ESCRITURÁRIO

Informações úteis
Baixar Edital Concurso BB
Endereço eletrônico para as inscrições (site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora deste concurso do Banco do Brasil): http://www.cesgranrio.org.br/
Boa sorte!

Sobre Concursos Abertos