terça-feira , 26 março 2019

Concurso AGU: Advocacia Geral da União

Concurso-AGU-Advocacia-Geral-da-União

Concurso AGU: Advocacia Geral da União
A Advocacia Geral da União (AGU) abriu um concurso público para o preenchimento de 84 vagas no dia 24 de julho de 2015. Este concurso está aberto para pessoas de várias regiões do país que sejam bacharéis em Direito – uma excelente oportunidade de emprego para quem sonha com um emprego que traz segurança financeira, estabilidade no trabalho e ótimos salários. Os funcionários públicos têm direito ainda a vários benefícios que tornam estas oportunidades abertas em concursos públicos ainda mais atrativas. Já pensou em prestar um concurso público?

As inscrições para este concurso público da AGU que está aberto se iniciaram na última sexta-feira e irão até o dia 17 de agosto de 2015. As 84 vagas abertas neste concurso serão para advogados, por isso, é necessário que os candidatos tenham bacharelado em Direito, além do registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de dois anos de prática forense. Todas estas exigências feitas pelo concurso da AGU, deverão ser comprovadas pelos candidatos aprovados no dia de sua inscrição definitiva.

Os salários para as 84 vagas neste concurso aberto são muito atraentes, sendo que o valor inicial é de R$17.330,33 por uma jornada semanal de trabalho de 40 horas. Este concurso aberto tem como banca organizadora o Cespe/UnB e a taxa de inscrição é de R$195,00. As inscrições podem ser feitas apenas pela internet, através do endereço eletrônico da AGU (que será disponibilizado ao final deste artigo).

As provas

A data prevista deste concurso aberto é o dia 11 de outubro de 2015, podendo ser alterada caso surja a necessidade, mas de qualquer forma, todos os candidatos terão acesso a este tipo de informação dias antes do concurso ocorrer. Este concurso é composto de seis fases ao todo.

A primeira fase é a prova objetiva, cuja data prevista é o dia 11 de outubro, conforme informado, e após esta fase, haverá as demais. Na fase da prova objetiva, os candidatos deverão ter conhecimento de três grupos avaliados nesta prova: o grupo I é composto porDireito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Financeiro e Econômico, Direito Tributário e Direito Ambiental; o grupo II é composto porDireito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Internacional Público e Direito Internacional Privado; e o grupo três é composto porDireito Penal, Direito Processual Penal, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito de Seguridade Social.

Os candidatos que forem aprovados nesta fase inicial, deverão passar pela segunda fase que é a fase da Inscrição Definitiva. Para entrar neste grupo de aprovados para a segunda fase, o candidato deverá ficar entre os 357 primeiros colocados na classificação geral deste concurso aberto. Na prova do concurso anterior da AGU, havia 200 questões.

Então, os inscritos de forma definitiva no concurso da AGU, deverão passar pelas quatro fases restantes que serão: a primeira prova discursiva, onde os candidatos deverão dar um parecer sobre os temas relacionados ao grupo I e realizar uma peça processual sobre os temas do grupo I; a segunda prova discursiva na qual os candidatos deverão dar um parecer sobre os temas dos grupos I e II e deverão realizar uma peça processual sobre estes mesmos temas; e a terceira prova discursiva, na qual os candidatos deverão realizar uma dissertação sobre os temas relacionados aos grupos I e III.

Após estas etapas, há ainda uma prova oral relacionada às seguintes áreas: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Após a prova oral, os candidatos irão passar por uma sindicância na qual será avaliada a sua vida regressa e, por fim, a última fase deste concurso aberto que será a prova de títulos, de caráter exclusivamente classificatório.

Após todas estas fases, os candidatos poderão ter acesso ao resultado final, provavelmente, no dia 11 de novembro, conforme informado no edital oficial deste concurso público. Mas ainda há a programação da realização de outro concurso da AGU para o preenchimento de mais 16 vagas para procurador da Fazenda Nacional. Assim que este concurso for aberto, nós da Concursos Abertos avisaremos vocês!

As atribuições do cargo de advogado da União incluem a representação judicial e extrajudicial da União, além do assessoramento jurídico dos órgãos da Administração Federal Direta do Poder Executivo. Se você já possui diploma superior em Direito em uma instituição reconhecida pelo MEC e se você foi aprovado no exame da OAB, além de ter experiência de pelo menos dois anos na área de Direito Forense, você pode concorrer às vagas disponíveis neste concurso aberto.

Este concurso terá provas realizadas em todas as capitais do país, por isso, há vagas bem distribuídas pelo território brasileiro compreendendo os estados: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE e TO.

Como sempre ocorre em concursos públicos, a concorrência será muito grande, já que há “apenas” 84 vagas no país todo, por isso, o conselho que a Concursos Abertos sempre dá para os candidatos destes concursos públicos, é começar a se preparar bem antes da data da prova. Ler muito, fazer exercícios de concursos anteriores, treinar a sua capacidade de raciocinar a respeito de um caso e assim por diante, é o que lhe ajudará a se sair bem neste concurso. É um concurso longo, que exige bastante conhecimento e até experiência de seus candidatos, mas se você estiver bem preparado para ele, terá grandes chances de sucesso. Boa sorte!

Material completo para estudo (em breve)

Página inscrição Cespe/UnB clique aqui
Baixar Edital clique aqui!

Concurso AGU: Advocacia Geral da União
5 (100%) 55 votos

Sobre Concursos Abertos