domingo , 25 agosto 2019

Concurso Guarda Municipal Prefeitura de Florianópolis

Concurso-Guarda-Municipal--Prefeitura-de-Florianópolis

Concurso Guarda Municipal  Prefeitura de Florianópolis
Se você tem o desejo de prestar concurso para servir como Guarda Municipal, você vai ficar feliz em saber que a Prefeitura de Florianópolis, Santa Catarina, está com concurso aberto para este cargo. As vantagens de conseguir conquistar um cargo público são incomparáveis com outros trabalhos porque, além de muitas outras coisas que qualquer emprego pode acabar oferecendo, o emprego público oferece uma coisa única – estabilidade.

Unindo a vantagem da estabilidade no emprego aos bons salários, cargas justas de trabalho e benefícios que os funcionários públicos têm direito, o serviço público fica irresistível. E é claro que estes são os grandes motivos que levam os concursos públicos a serem tão concorridos em todas as vagas que oferecem. Mas vamos falar um pouco mais sobre este concurso aberto da Prefeitura de Florianópolis para Guarda Municipal?

Detalhes do concurso

Este concurso aberto da Prefeitura de Florianópolis abriu 25 vagas unicamente para o cargo de Guarda Municipal. Para participar, os candidatos devem saber de algumas informações importantes, como por exemplo, que é exigido que eles possuam ensino superior e carteira de habilitação (CNH) na categoria AB.

Além disso, há ainda outras exigências que são mais “comuns” em qualquer concurso público aos candidatos, como por exemplo, ter nacionalidade brasileira ou portuguesa (se for de nacionalidade portuguesa, deverá estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses), também deve estar em gozo com os direitos políticos e em dia com as obrigações eleitorais.

A idade mínima para os candidatos é de 18 anos completos no dia da matrícula do curso profissionalizante para aqueles que forem selecionados pelo concurso público. Também não é permitido que a pessoa exerça outro cargo público quando for tomar posse de seu cargo deste concurso, a menos que ela comprove que requereu desinvestidura de cargo ou emprego anterior.

O salário para o cargo de Guarda Municipal deste concurso aberto da Prefeitura de Florianópolis é de R$1.370,80 por 40 horas semanais de trabalho, além de 50% a mais do salário de Adicional de Risco de Vida.

A banca organizadora deste concurso aberto é a FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas) e as inscrições foram abertas no dia 26 de junho de 2015, tendo como prazo final, o dia 27 de julho de 2015. Então corra, pois, as inscrições já estão na metade do seu período total. A taxa de inscrição é de R$100,00 e a data da prova está prevista para o dia 27 de setembro de 2015.

As inscrições para este concurso aberto só poderão ser feitas pela internet através do site da FEPESE (que estará disponível ao final deste artigo). Embora a data da prova esteja marcada para o dia 27 de setembro, a prova contará com seis fases ao todo, sendo que a primeira será esta no dia 27 de setembro. Então, a primeira fase será uma prova escrita, após ela, os candidatos passarão por um exame de aptidão física, depois por um exame de saúde, uma avaliação psicológica, um questionário de investigação social e, por fim, se o candidato for aprovado, ele passará por um curso de formação profissional.

Quais são as atribuições do cargo de Guarda Municipal?

Um Guarda Municipal tem diversas funções, mas todas têm um elo em comum –preservar a ordem, os bens e a vida dentro da cidade na qual atuam. Mas vamos ser mais específicos? Conforme o edital deste concurso aberto, o Guarda Municipal deve “zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município, prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais”.

Um Guarda Municipal também deve“colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social; colaborar com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas; exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas, proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas”.

Devem também “garantir o atendimento de ocorrências emergenciais, ou prestá-lo direta e imediatamente quando deparar-se com elas; encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime, quando possível e sempre que necessário; contribuir no estudo de impacto na segurança local, conforme plano diretor municipal, por ocasião da construção de empreendimentos de grande porte”.

E por fim, o edital ainda mostra que o cargo de Guarda Municipal tem mais atribuições, como “auxiliar na segurança de grandes eventos e na proteção de autoridades e dignitários e atuar mediante ações preventivas na segurança escolar, zelando pelo entorno e participando de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino, de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local”. Bastante atividade, hein?

Você deve se preparar

Como é de praxe, este concurso aberto será bem concorrido, por isso, todos os candidatos devem se preparar o quanto antes. Os estudos devem ser constantes, completos e feitos com muita determinação. O candidato não deve ficar com dúvidas e deve se programar muito bem para conseguir estudar tudo a tempo do concurso. Mas para isso, ele precisará de um material completo e de confiança.

Aprender de forma didática é a melhor forma de aprendizado e que realmente produz bons resultados no final. Por isso, você precisa conhecer a apostila da Editora que recomendamos aqui – Apostila Prefeitura de Florianópolis – Guarda Municipal. Este material é exatamente o que você precisa para ficar por dentro de tudo o que será cobrado neste concurso aberto. Acesse o site da Editora Nova e adquira já a sua!

Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC
GUARDA MUNICIPAL
Prefeitura Municipal de Florianópolis / SC-GUARDA MUNICIPAL

Baixar 1º e 2º Retificação Edital GM
Site para se inscrever neste concurso clique aqui!
Boa sorte!

Sobre Concursos Abertos