segunda-feira , 20 maio 2019

Concurso Polícia Federal

Concurso-Polícia-Federal

Concurso Polícia Federal
A Polícia Federal abrirá concurso em breve para o preenchimento de vagas para os cargos de delegado e perito, conforme o próprio órgão já anunciou no mês de março deste ano. Os últimos ajustes necessários para a abertura deste concurso estão sendo feitos, visto que questões como o orçamento que a abertura destas vagas exige dependem do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), assim, com estas questões definidas, o edital já vai ganhando força para ser redigido e publicado. De acordo com os responsáveis pelo setor de recrutamento deste concurso público, é bem provável que o edital seja publicado no segundo semestre de 2015 e o concurso ocorra no primeiro semestre de 2016.

O que chama a atenção neste concurso da Polícia Federal é que serão abertas 558 vagas, sendo que destas, 491 serão para delegado e as 67 restantes, para perito. As vagas estão disponíveis para concorrência por pessoas que possuírem curso superior de formação – para o cargo de delegado, é necessário ser formado em direito, tendo uma experiência de pelo menos três anos na área jurídica ou policial, e para o cargo de perito, é necessário possui formação em curso superior em áreas específicas. Em ambos os casos, será necessária a comprovação da formação e da experiência, quando exigida, no ato da posse. Estes cargos exigem 40 horas semanais de trabalho e os salários iniciais para estas carreiras atualmente giram em torno de R$16.830,35.

Um Decreto publicado pela Presidente Dilma Rousseff em 10 de outubro de 2014, de número 8.326, dita que não é mais necessária a autorização da MPOG para realizar concursos públicos para as carreiras policiais, ou seja, se for constatada a necessidade de pelo 5% de servidores nestes órgãos, o concurso pode ocorrer sem a autorização da MPOG. Mas de qualquer forma, é obrigatório o encaminhamento de um documento ao Ministério do Planejamento que tem o objetivo de consultar o orçamento disponível.

Neste tipo de concurso da Polícia Federal, sempre é dada prioridade ao preenchimento de vagas que estão nas fronteiras do país, bem como nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima. Após o preenchimento das vagas nestes Estados e nas regiões de fronteira, é liberado também o preenchimento de vagas disponíveis nos demais Estados, conforme for tendo necessidade.

A prova

Nada melhor do que analisar como foi a prova do último concurso da Polícia Federal para já sabermos, de antemão, como provavelmente será a estrutura da prova do próximo concurso – antes mesmo do edital ser publicado! No concurso do ano de 2012, houve tanto prova discursiva quanto objetiva, como também testes de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica, análise de títulos e uma prova oral. Depois da realização de todas estas etapas, há ainda um curso de formação profissional para os que forem aprovados para ocupar as vagas disponíveis através deste concurso público.

A parte objetiva das provas do concurso teve 120 questões optativas e a discursiva teve três questões dissertativas, além da elaboração de uma peça profissional. Das 120 questões objetivas, 50 foram de conhecimentos básicos e as outras 70 foram de conhecimentos específicos. As matérias exigidas nas provas são: Administração, Atualidades, Informática, Raciocínio logico, Contabilidade geral, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito penal, Legislação, Direito processual penal, Português, Interpretação de textos, Redação discursiva, Redação oficial e Economia.

O concurso de 2012 da Polícia Federal teve um total de mais de 80 mil inscritos e, dentre estes, 35.800 estavam inscritos para concorrerem às vagas 100 abertas para perito e outros 46.633 estavam concorrendo às 150 vagas para delegado. Uma concorrência e tanto, hein?

Os cargos

Como mencionado anteriormente, um dos cargos disponível neste concurso que está prestes a ser lançado da Polícia Federal, é o cargo de delegado de polícia. Dentre as muitas atuações que um delegado de polícia faz durante o seu dia a dia de trabalho, a principal atuação é zelar pela legalidade e pela adequação aos requisitos legais de todos os atos praticados pela Polícia Judiciária.

O outro cargo que terá várias vagas abertas neste concurso futuro é o para perito, no qual o profissional deve planejar, ordenar e elaborar perícias criminalísticas externas e também dentro dos laboratórios de crimes de qualquer natureza. Um outra atividade importante ao cargo é a coleta de evidências de crimes no local onde ocorreram a fim de descobrir o que realmente aconteceu ou para comprovar alguma coisa.

Prepare-se

Concursos públicos como este da Polícia Federal que terá seu edital publicado em breve, no segundo semestre deste ano, são extremamente concorridos e exigem que os candidatos se preparem muito bem. Estudar todas as matérias exigidas no concurso, organizar seus estudos, dedicar bastante tempo a eles, à leitura, ao treinamento de uma boa interpretação de textos (essencial para a realização da prova inteira, afinal, todas as questões deverão ser bem entendidas para serem solucionadas da forma correta), além, é claro, de boas redações, devem fazer parte do treinamento e da rotina de estudos dos candidatos aos concursos públicos.

Escolha bons materiais para se guiar nos estudos, e a melhor forma de escolhê-los, é por ter certeza de que são de confiança e de que são completos. Serem didáticos também é importante, afinal, ninguém consegue aprender direito se o material não ensinar de uma forma prática e útil. É por isso que gostaríamos de lhe apresentar a Editora nossa parceira aqui, especializada em fornecer ótimas apostilas para que candidatos de concursos públicos estudem de forma concreta e eficiente. Em breve edital disponível aqui.

Polícia Federal (Administrativo)
COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
AGENTE ADMINISTRATIVO
Polícia Federal (Administrativo)-COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR-AGENTE ADMINISTRATIVO

Baixar Edital (em breve)
Site para inscrição (em breve)

Concurso Polícia Federal
5 (100%) 253 voto[s]

Sobre Concursos Abertos