domingo , 22 setembro 2019

COPEL Concurso Aberto 2015 Companhia Paranaense de Energia

COPEL-Concurso-Aberto-2015-Companhia-Paranaense-de-Energia

COPEL Concurso Aberto 2015 Companhia Paranaense de Energia
A Companhia Paranaense de Energia (COPEL) está com concurso aberto que possui 70 oportunidades de vagas para diversos níveis de escolaridade, além disso, as oportunidades estão espalhadas em várias cidades. Os salários são atrativos e vão de R$1.447,60 até R$6.064,54 e os candidatos poderão ser aprovados para ocupar as vagas disponíveis ou, alguns outros que não ficarem nas primeiras colocações, poderão formar o cadastro reserva neste órgão do Estado do Paraná.

Quando falamos sobre concursos públicos, gostamos de salientar tamanha vantagem de ser um funcionário público – ainda mais em períodos de crise econômica no país. Isso é uma verdade porque o emprego público proporciona, além de salários bastante satisfatórios, benefícios adicionais e a segurança da estabilidade profissional. Por isso, se você nunca pensou em prestar um concurso público, que tal pensar um pouco melhor sobre isso? Enquanto você amadurece esta ideia, vamos ver um pouco mais sobre o concurso aberto da COPEL.

Concurso Copel inscrições

As inscrições para o concurso aberto da COPEL terão duração de um mês – iniciaram-se no dia 21 de julho de 2015 e irão até o dia 21 de agosto (até às 16h). Os candidatos podem se inscrever exclusivamente pela internet através do site da banca organizadora deste concurso público, que é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), site este que estará disponibilizado ao final deste artigo.

Após realizarem as suas inscrições neste concurso aberto, os candidatos deverão gerar, através do mesmo site de inscrições, um boleto simples para o pagamento da taxa de inscrição que é o que valida cada inscrição. No mesmo dia em que as inscrições terminam, é o prazo final para o pagamento da taxa de inscrição.

Candidatos que necessitarem pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição, terão o prazo dos dias 28 de julho de 2015 até o dia 4 de agosto. Este pedido deve ser feito através de preenchimento de um formulário específico para isso. Para poder pedir a isenção da taxa, os candidatos devem comprovar que são hipossuficientes financeiramente (devido a renda familiar baixa, renda per capita baixa, situação de desemprego ou pela família ser participante em programas do governo – cadastradas no CadÚnico, por exemplo).

A partir do dia 7 de agosto os candidatos que pediram a isenção dentro do prazo correto poderão verificar através do mesmo site das inscrições, se o seu pedido foi deferido ou não. Além disso, todos os candidatos deverão verificar a homologação das inscrições no mesmo site, a partir do dia 3 de setembro. E a localização das salas em que cada candidato realizará o concurso aberto poderá ser verificada a partir do dia 23 de setembro (através do mesmo site das inscrições).

Este concurso possuirá 5% do total de vagas reservadas para pessoas com deficiência, desde que a deficiência não as impeçam de realizarem as atividades destinadas ao cargo que competiram. Além disso, também é importante lembrar que o pedido de participação neste concurso aberto nas vagas destinadas aos portadores de deficiência, deve ser feito logo no ato de inscrição quando o candidato informa que ele é um portador de deficiência. Porém, ainda após isso, estes candidatos ainda deverão enviar para o NC/UFPR, o atestado médico e o formulário gerados no momento da inscrição. O atestado médico e o formulário devem ser colocados em um envelope e entregues pessoalmente ou enviados pelo correio via SEDEX, durante o período de inscrição, para o seguinte endereço: Núcleo de Concursos da UFPR – Campus I (Agrárias), Rua dos Funcionários, 1.540 – CEP 80035-050 – Juvevê – Curitiba/PR, citando no envelope: “Assunto: Concurso Público Copel Edital n° 04/2015 – Atestado Médico”.

As provas

Qualquer pessoa que vai prestar um concurso público, no processo de se preparar, gosta de ficar por dentro de como será a prova. O concurso aberto da COPEL será composto por uma prova com questões objetivas de conhecimentos específicos e com questões discursivas, ou então, há ainda a possibilidade de ser exigida uma redação no lugar das questões discursivas.

Normalmente, a questão que mais preocupa é a discursiva ou a redação – deixa muitos de cabelos em pé! Mas conforme o edital, neste concurso da COPEL a questão discursiva terá como objetivo avaliar os seguintes pontos: fidelidade à proposta e compreensão dos textos usados no enunciado, organização do texto e domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

A melhor forma de se sair bem nesta parte da prova, tão preocupante para a maioria dos candidatos, é treinar muito bem a escrita e o desenvolvimento do texto ou das respostas de questões discursivas. Para isso, além de escrever bastante e buscar refazer questões de concursos públicos mais antigos que tinham esta mesma estrutura, o candidato deve ler muito, pois normalmente uma redação costuma cobrar assuntos bastante atuais do Brasil e do mundo. Ler ou assistir jornais, estar por dentro de todos os assuntos importantes que rodam o mundo e ter uma opinião formada sobre eles, pode facilitar muito o desenvolvimento da sua redação (ou questão dissertativa) na hora deste concurso aberto.

Prepare-se

No entanto, a prova deste concurso aberto contará com uma grande parte de questões objetivas bastante específicas, por isso, é preciso estudar muito. A concorrência neste concurso da COPEL será feroz, como ocorre nos demais concursos públicos pelo país, e é por isso que você precisa se preparar à altura desta competição.

Estudar todas as matérias que serão exigidas na prova (conforme anexos do edital), bem como refazer exercícios antigos de outros concursos que estejam relacionados com estas matérias, serão um grande empurrão para você ir para este concurso aberto dignamente preparado. E, se para isso, você procura o material ideal, pode confiar na Editora recomendada por nós. Você terá acesso a excelentes apostilas que ensinarão tudo o que você precisa saber da forma mais didática possível.

Companhia Paranaense de Energia (COPEL)
LEITURISTA / TÉCNICO ADMINISTRATIVO I / TELEATENDENTE II
Companhia Paranaense de Energia (COPEL)-LEITURISTA / TÉCNICO ADMINISTRATIVO I / TELEATENDENTE II

E por fim, desejamos boa sorte para você!

Edital Concurso Copel
Site para as inscrições: http://www.nc.ufpr.br/concursos_externos/copel2015/

Sobre Concursos Abertos