quarta-feira , 24 abril 2019

Edital do ENEM

edital do enem

Edital do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais esperadas do ano e a cada ano que passa conquista milhões de candidatos. Alguns deles, como é o caso dos candidatos que estão concluindo o ensino médio, têm que fazer o ENEM obrigatoriamente, porém, os demais candidatos o fazem por “livre e espontânea vontade”. Na realidade, o ENEM possui diferentes objetivos – quando ele foi criado, há mais de 10 anos, o objetivo principal era utilizá-lo como meio de adquirir dados estatísticos para analisar como está a educação brasileira oferecida nas escolas, e com estes dados, é possível desenvolver políticas de melhoramento.

Contudo, o ENEM evoluiu com o passar dos anos e, com a criação de novos programas do governo que têm o objetivo de incentivar os brasileiros a darem continuidade nos estudos (como de nível técnico ou de nível superior), o ENEM passou a ser realizado por muitos candidatos com o objetivo de ser uma porta de entrada para dar continuidade nos estudos. O que acontece atualmente é que os candidatos realizam este exame e, com a sua nota geral obtida, eles podem participar destes programas que oferecem vagas em instituições de ensino adicional.

Mas todo o sistema que envolve o ENEM durante todo o ano, ou seja, quando ele começa a ser anunciado até quando ele é realizado, é claramente exposto através de seu edital oficial. O edital do ENEM e todo o ENEM é feito pelo INEP, que é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – o INEP é o responsável pelo ENEM e por tudo que o abrange. O edital oficial é publicado, normalmente, no mês de maio de cada ano e no mesmo dia em que ele é publicado, são abertas as inscrições que podem ser feitas exclusivamente pela internet. O endereço eletrônico do ENEM será disponibilizado ao final deste artigo.

Por que a leitura completa do edital oficial do ENEM é tão importante? O edital é completo, ou seja, ele contém todas as informações que os candidatos desta prova precisam saber, como a data do ENEM, como deve ser feita a inscrição, que dados a inscrição exigirá, também trata de detalhes da taxa de inscrição e de seu pagamento e assim por diante. Com todas estas informações, o candidato tem condições de fazer a sua inscrição sem ter dúvidas sobre qualquer fase desta etapa de inscrição.

Além de informações relacionadas à inscrição dos candidatos, o edital também informa sobre detalhes das provas – como elas são, o que elas analisam, quais são as áreas de conhecimentos avaliadas, quantas questões tem, como a prova deve ser resolvida (preenchimento de cartão de respostas e assim por diante) e como será feita a contagem da pontuação e a média de cada candidato. Os candidatos também poderão entender como poderão ter acesso ao seu Cartão de Confirmação de Inscrição que possui informações importantes aos candidatos para os dias das provas (data, local/endereço, horário, nome do candidato, idioma estrangeiro escolhido pelo candidato para realizar parte da prova de Linguagens e se o candidato informou no ato de inscrição que possui necessidades especiais).

Por isso, quando dizemos que ler o edital do ENEM por completo é algo muito importante de se fazer, estamos falando sério – quem lê o edital fica por dentro de todas as regras e detalhes importantes relacionados às provas. Além disso, o edital informa, por exemplo, o que os candidatos podem ou não levar nos dias das provas – podem (e devem) levar caneta esferográfica preta e feita de material transparente (leve duas ou mais canetas) e documento de identificação com foto; não podem levar: boné, óculos escuro, aparelhos eletrônicos, material escrito e assim por diante.

Data do ENEM

As inscrições como dito acima, ficam em média 15 dias disponível para os candidatos se inscreverem. O candidato deve ficar atendo a confirmação de inscrição que ocorre depois de realizar o pagamento da (GRU) Guia de Recolhimento da União ou após o sistema aceitar o pedido de isenção da taxa de inscrição no caso de pedido de carência.

As Provas do ENEM é realizada anualmente e sempre em dois dias consecutivos, o que ocorre sempre em um final de semana, tendo início às 13:30h (horário de Brasília/DF). Os portões dos locais de provas serão fechados às 13h, em ponto, não sendo tolerados atrasos por qualquer motivo que seja. No sábado, que é o primeiro dia de provas, os candidatos realizam as provas das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e no segundo dia de provas, os candidatos realizam as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Cada uma das provas, com exceção da Redação, possui 45 questões optativas com 5 alternativas cada uma, sendo que apenas uma é a resposta correta. Já a Redação deve ser feita de acordo com o tema dado e no modelo dissertativo-argumentativo.

Desejamos que você tenha boa sorte e que você esteja bem tranquilo para esta prova. Que suas notas sejam excelentes e que você possa utilizá-las muito bem no futuro!

Site Oficial do ENEM: http://enem.inep.gov.br/
Edital do ENEM 2016: (disponibilizado quando for publicado)
Site comunitário de dicas: http://enem2016.biz/

Edital do ENEM
5 (100%) 6 votos

Sobre Concursos Abertos