terça-feira , 23 abril 2019

Horário das provas do ENEM 2015

Horário das provas do ENEM 2015

Foto: Universia

Horário das provas do ENEM 2015
O Exame Nacional do Ensino Médio de 2015 será realizado nos dias 24 e 25 de outubro e este ano trouxe várias mudanças para as provas. São mais de 8 milhões de inscritos para esta prova que, atualmente, tem muitas utilidades para os candidatos, bem como para o governo brasileiro. Além de ser um exame utilizado para ver como está o ensino médio que é oferecido no país e qual está sendo o aproveitamento dos alunos, o ENEM também passou a ser a porta de entrada para excelentes universidades no país, bem como para outros programas do governo que visam ajudar os brasileiros a terem uma profissão no futuro. Você é um dos inscritos do ENEM 2015?

Se você já está contando os dias para realizar o ENEM 2015 e se você já está se preparando e estudando a todo o vapor para ele, tem alguns detalhes que você precisa se lembrar. Estamos há um pouco mais de um mês das provas, mas a preparação para elas vai além dos estudos e dos exercícios para treino – a preparação também envolve saber detalhes como o horário e os locais de provas do ENEM. O Cartão de Confirmação de Inscrição do candidato será liberado em breve através da Página do Participante do site do ENEM e ele conterá estas e outras informações importantes sobre as provas, mas em relação ao horário delas, já podemos lhe adiantar alguns detalhes.



Anteriormente, as provas do ENEM se iniciavam às 13h, horário de Brasília/DF, porém, era exatamente neste mesmo horário que os portões dos locais de provas eram fechados, não permitindo a entrada dos atrasados independentemente do motivo. A partir deste ENEM de 2015, ocorrerá uma importante alteração nesta questão do horário.

Os portões dos locais de provas continuarão sendo fechados às 13h em ponto, seguindo o horário de Brasília/DF, porém, as provas só serão iniciadas às 13:30h. O motivo desta alteração é bastante simples: quando os portões eram fechados às 13h e as provas também se iniciavam às 13h, os candidatos que já estavam dentro da sala de aula e que já estavam recebendo as folhas das provas, acabavam sendo “atrapalhados” ou distraídos por aqueles que tinham acabado de entrar nos locais de prova e que ainda iriam entrar nas salas, procurar seus lugares e assim por diante. Isso causava confusão para os candidatos que tinham acabado de chegar, para aqueles que já tinham chegado com mais antecedência e para os fiscais das provas, resumindo, atrapalhava tudo.

Com essa mudança que envolve os portões serem fechados às 13h e as provas só se iniciarem às 13:30h, dá um bom tempo de intervalo para que todos os candidatos entrem nos locais de provas com tranquilidade, que procurem calmamente a sua sala e a sua carteira para realizar as provas. Isso faz com que, quando as provas forem se iniciar, já esteja todo mundo sentado, organizado, em silêncio e concentrado para dar o seu melhor no ENEM. Além disso, também torna bem mais fácil o trabalho dos fiscais das salas em que as provas ocorrerão, assim, eles podem dar mais atenção à distribuição dos cadernos de questões, aos candidatos que estão na sua sala e também torna mais fácil que eles mantenham a ordem da sala. Foi uma boa mudança, não foi?

Agora para você saber exatamente onde você realizará o ENEM 2015, basta aguardar a liberação do seu Cartão de Confirmação de Inscrição através do site do ENEM – isso costuma acontecer no mês de setembro, ou seja, está bem próximo. Com esta informação, você poderá se programar para chegar ao seu local de prova com antecedência suficiente para não ficar estressado antes da prova, já incluindo prováveis problemas que podem ocorrer no caminho, como trânsito, chuva e assim por diante. Mas, e em relação aos estudos? Você já está se preparando de maneira satisfatória para realizar este importante exame? Boa sorte!

Bons estudos!
Fonte. www.enem2015.biz
Site do INEP: http://enem.inep.gov.br/

Horário das provas do ENEM 2015
5 (100%) 9 votos

Sobre Concursos Abertos