quinta-feira , 20 junho 2019

Inscrições e Edital do ENEM 2016

Inscrições e Edital do ENEM 2016
Inscrições e Edital do ENEM 2016
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2016 está se aproximando rapidamente e já é reconhecido internacionalmente como uma das provas mais importantes realizadas do mundo. O ENEM foi criado pelo Ministério da Educação e no seu início seu objetivo era apenas avaliar como estava o desempenho dos alunos do ensino médio brasileiro. Desde quando foi criado, ele está sendo realizado todos os anos, no entanto, seu objetivo principal mudou muito.

Hoje em dia, o Sistema de Seleção Unificada, ou Sisu, é um dos programas criados pelo Ministério da Educação que tem uma das maiores concorrências no país. Este programa tem o objetivo de disponibilizar, através de um sistema eletrônico, vagas nas universidades públicas do país que estão aderidas a ele. Com ele, os candidatos do ENEM podem utilizar a sua nota final da prova para concorrer às vagas existentes, por isso, o ENEM deixou de ser uma prova apenas avaliativa.

Quando o ENEM foi criado, no ano de 1998, houve apenas cerca de 150 mil candidatos inscritos. Hoje, nós falamos de milhões de inscritos todos os anos. Isso é uma prova do quanto o ENEM tem crescido em importância no país, sendo bem visto por todos os lados – pelo lado do Governo Federal, pelo lado dos educadores e pelo lado dos candidatos que veem no ENEM uma oportunidade de construir um futuro profissional melhor.

Mas o Sisu não é o único programa do Ministério da Educação que utiliza as notas dos candidatos do ENEM para que eles possam dar continuidade nos seus estudos. Há ainda programas como o ProUni (Programa Universidade Para Todos) e como o Fies (Financiamento Estudantil), ambos com o objetivo de ajudar os candidatos do ENEM a ingressarem em instituições particulares de ensino superior. E como se isso tudo não bastasse, ainda há a possibilidade de utilizar o ENEM para conseguir a certificação de conclusão de ensino médio para aqueles que não a conseguiram na época certa.

Inscrições ENEM 2016

No ENEM de 2016, o cronograma a ser seguido será o mesmo que ocorre em anos de eleição. Assim sendo, as inscrições e a publicação do edital oficial serão feitas no mês de maio, as provas ocorrerão no mês de novembro e a divulgação das notas finais dos candidatos será feita no início do mês de janeiro. Logo em seguida, serão abertas as inscrições do Sisu, que duram cerca de 3 dias e que podem ser feitas apenas pela internet. Também no mês de janeiro, os candidatos do ENEM 2016 já poderão utilizar as suas notas em outros programas do MEC.

Para se inscrever para o ENEM 2016, no mês de maio, você deverá acessar o endereço eletrônico oficial do exame, que será disponibilizado ao final deste artigo. Neste endereço, será possível acessar o formulário de inscrições e preencher dados pessoais como seu nome completo, seus números de documentos de identificação pessoal como RG e CPF, seus dados para contato como um número de telefone e um e-mail, e assim por diante.

Essas inscrições poderão ser feitas apenas dentro do período estipulado pelo edital oficial e o candidato não poderá se esquecer de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que é o ato que efetiva a inscrição. A consulta a qualquer informação referente ao ENEM 2016 deverá ser feita através do mesmo site das inscrições, como aos gabaritos oficiais, a situação de sua inscrição, ao cartão de confirmação de inscrição, e demais informações do tipo.

A importância do edital do ENEM 2016

No mesmo dia em que as inscrições do ENEM 2016 forem abertas, também será publicado o edital oficial dele. Este edital contém todas as informações relacionadas ao exame, desde o seu cronograma, até as suas regras. Todas estas informações são muito valiosas aos candidatos do ENEM 2016, por isso, ele deve ser lido na íntegra por estes.

É através da leitura do edital do ENEM 2016 que você poderá tirar eventuais dúvidas relacionadas ao exame e ao seu processo de inscrição, isenção de pagamento de taxa, ajuda aos candidatos portadores de necessidades especiais e modo de correção das provas, por exemplo. Também é no edital que todas as informações novas relacionadas ao ENEM estão claramente explicadas, como as relacionadas às mudanças ocorridas no ENEM 2015, por exemplo. Por isso, leia o edital sem falta.

Uma ajuda para os estudos

Sabendo que a concorrência às vagas de programas do MEC como o Sisu, por exemplo, será muito grande, muitos candidatos do ENEM começam a se preparar muito tempo antes de as inscrições serem abertas. Isso lhes dá tempo suficiente para estudar todo o conteúdo cobrado no ENEM.

Porém, com tanto conteúdo a ser estudado, já que o ENEM considera todo o conteúdo dado durante o ensino médio, é muito fácil se perder nos estudos ou, até mesmo, desanimar. Por isso, gostaríamos de lhe oferecer uma ajuda: que tal conhecer a apostila do ENEM 2016 da editora recomendada por nós. Estamos falando de uma apostila atualizada, completa e muito didática. Este material é a ajuda que você precisa para estudar de forma satisfatória para esta importante prova.

Bons estudos e boa sorte!

Dicas para o ENEM 2016: http://enem2016.biz/
Site do ENEM: http://enem.inep.gov.br
Página do participante: http://enem.inep.gov.br/participante/

Inscrições e Edital do ENEM 2016
5 (100%) 3 voto[s]

Sobre Concursos Abertos