sexta-feira , 19 julho 2019

MEC muda regras para redistribuição de vagas remanescentes do Fies

MEC muda regras para redistribuição de vagas remanescentes do Fies

MEC muda regras para redistribuição de vagas remanescentes do Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), teve mudanças em suas regras feitas pelo Ministério da Educação (MEC), que teve a sua divulgação feita através do Diário Oficial da União, sendo a portaria que define a nova distribuição de vagas dos cursos que não foram preenchidas.

A portaria do MEC foi criada para que as vaga remanescentes que não forem preenchidas possam ser redistribuídas para outros cursos de outras instituições de ensino e de instituições de educação pertencentes ao mesmo grupo.

Antigamente as vagas remanescentes oferecidas pelo Fies só poderiam ser preenchidas nos cursos aos quais estavam sendo oferecidas sendo assim dispostas aos estudantes que faziam parte da lista de espera.

No ano de 2015 o MEC já tinha feito a alteração de redistribuir as vagas remanescentes para outros cursos oferecidos pela mesma instituição de ensino, agora com a nova regra o estudante tem uma opção maior já que poderá concorrer a vagas em outros cursos de instituições parceiras que fazem parte da mesma mantenedora.

A divulgação feita sobre a sobra de vagas do Fies apontou que no ano de 2016 teve 100 mil vagas oferecidas através do programa que não foram preenchidas, de mais 250 mil vagas ofertadas durante esse ano pelo Financiamento Estudantil (FIES).

A previsão é que mais de 2 milhões de estudantes em todo o país utilizam o programa de financiamento estudantil para custear seus estudos em nível superior de ensino.

O Financiamento Estudantil (FIES) oferece financiamento a juros baixos e condições de pagamento bem facilitada ao estudante que pode começar a pagar o seu financiamento após a conclusão de seu curso, e pode pagar em até 3x mais o tempo de conclusão de seu curso.

A taxa de juros atualmente cobrada pelo Fies é de 6,5 ano, sendo o valor de financiamento feito sobre a renda familiar de cada estudante.

Como realizar a inscrição no Fies

Saiba como fazer a inscrição no Fies, e ter a chance de ter seu financiamento estudantil feito pelo Fies.

Primeiramente o estudante que deseja concorrer a uma vaga no Fies deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir do ano de 2010, e suas notas devem ter sido de pelo menos 450 pontos nas provas do Enem, e não ter tido a prova de redação do exame zerada.

O estudante deve no período das inscrições para o Fies acessar ao site oficial sendo seu endereço eletrônico: http://fiesselecao.mec.gov.br/

O estudante deve fazer o seu cadastro no Fies solução, para somente posteriormente fazer a sua inscrição no Fies.

O estudante deve escolher a opção de primeiro acesso e preencher os dados de CPF, data de nascimento, para que o sistema do Fies faça a busca de suas informações e notas referentes ao Enem, se todos os requisitos estiverem corretos o estudante terá a opção de fazer a inscrição no Fies.

No momento de sua inscrição o estudante deve escolher o curso que deseja, podendo fazer a busca por turno, instituição, e curso.

Após esses procedimentos o estudante deve aguardar a divulgação dos resultados, e caso seja aprovado pela vaga escolhida, o estudante dentro de 5 dias corridos após a divulgação do resultado deve acessar ao site http://sisfiesportal.mec.gov.br, para que dessa forma contrate o seu Financiamento Estudantil (FIES).

Saiba quais são os cursos mais oferecem vagas Fies

Os cursos que mais possuem vagas sobrando são para os de licenciatura como Geografia, Biologia, Filosofia, Matemática, Física, Química, Artes Visuais, e de Letras. Para os cursos de tecnologia constam os cursos com mais vagas de Gestão Comercial, Fotografia, Negócios Imobiliários, hotelaria, Petróleo e Gás, Gestão Portuária, Design de Moda e de Sistemas para Internet.

Dicas Enem 2016: www.enem2016.biz

5.0
03

Sobre Concursos Abertos