sexta-feira , 22 março 2019

Nota do ENEM

nota enem 2015 - 2016
Nota do ENEM
Você vai prestar o ENEM 2015? Se você é um dos cerca de 8 milhões de inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio, este artigo irá lhe interessar. O ENEM tem conquistado muitos candidatos em todos os seus anos de realização porque seus objetivos têm evoluído com o tempo. Quando o ENEM foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em união com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), o objetivo principal era fornecer meios de avaliar como estava o aproveitamento dos alunos que concluíam o ensino médio no país, porém, atualmente os objetivos são mais abrangentes.

De alguns anos para cá, os candidatos do ENEM podem utilizar a sua nota do exame para ingressar em uma instituição de ensino superior do país ou do exterior e, como o método de seleção é totalmente automático, realmente os candidatos que obtiverem as maiores notas no ENEM serão os selecionados para ocupar as vagas disponíveis. Na realidade, tudo funciona da seguinte forma: os candidatos realizam o ENEM no mês de outubro normalmente, e então, no mês de janeiro (logo no início do mês), eles passam a ter acesso as suas notas.

Bom, sabendo de sua nota, basta definir se você irá tentar uma vaga em uma instituição de ensino superior pública ou privada (ou nos dois casos) e, assim, se inscrever no programa do governo correspondente. Há vários programas do Governo Federal que auxiliam os estudantes brasileiros a darem continuidade nos seus estudos, independentemente se a escolha for pelo ensino superior público, privado ou então pela profissionalização através de cursos técnicos. Para estas escolhas, há programas como o Sisu, o ProUni, o Sisutec, o Pronatec e assim por diante.

Vamos falar do programa mais concorrido de todos? O Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificada, é o programa que dá acesso às universidades públicas aderidas ao sistema. Este sistema de seleção é automático e para participar nele, os candidatos que realizaram o último ENEM possível devem acessar o endereço eletrônico do Sisu e se cadastrar neste site. Assim, quando o sistema de seleção estiver com as inscrições abertas, após o lançamento das notas do ENEM, os candidatos poderão se candidatar às vagas disponíveis nas universidades participantes deste sistema de seleção.

Com este sistema de seleção, os candidatos podem escolher até dois cursos diferentes em duas universidades (ou na mesma universidade, como preferir) para concorrer. Ao final de cada dia de inscrições, os candidatos poderão ter acesso a uma nota de corte que é calculada automaticamente pelo programa, assim, é possível verificar se a sua nota obtida no ENEM será suficiente para conquistar uma das vagas do curso escolhido ou não. Caso sua nota lhe desqualifique para aquele determinado curso escolhido, você poderá alterá-lo – na realidade, isso poderá ser feito quantas vezes o candidato desejar dentro do prazo de inscrições do Sisu.

Notas ENEM

Talvez você esteja interessado em saber como as notas do ENEM são calculadas, certo? Bom, o ENEM é um exame composto de quatro provas de diferentes áreas de conhecimento, além de uma redação. As áreas de conhecimento avaliadas no ENEM são Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Todo o conteúdo que pode ser considerado no ENEM é baseado no conteúdo dado no ensino médio oferecido no país, ou seja, estamos falando de um extenso conteúdo.

Como o ENEM é dividido em quatro áreas de conhecimento, além da redação, as notas obtidas também são dadas de acordo com cada área separadamente, porém, a nota geral do ENEM é dada através de uma média aritmética simples de todas as notas, ou seja, da soma das 5 notas divididas por 5. Por exemplo, se você obteve 700,0 pontos em uma área, 645,0 na outra, 540,0 na outra e 690,0 na outra, além de ter obtido 720,0 pontos na redação, a sua nota geral do ENEM será dada por: 700,0 + 645,0 + 540,0 + 690,0 + 720,0 = 3295:5 = 659,0 pontos (ou seja, a sua média simples do ENEM é de 659,0 pontos).

Porém, há um detalhe a mais: algumas universidades que participam do Sisu, consideram diferentes pesos para cada nota obtida em cada área de conhecimento avaliada no ENEM e isso vai depender do curso escolhido e assim por diante. Por exemplo: se você escolher um curso da área de biológicas, é provável que as suas notas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias terão um peso maior que as demais; ou então, vamos supor que você irá escolher algum curso da área de exatas, então, provavelmente as suas notas na área de conhecimentos de Matemática e suas Tecnologias terão um peso maior. Quando isso acontece, não estamos mais falando de uma média aritmética simples e, sim, de uma média aritmética complexa.

De qualquer forma, independentemente do curso que você irá escolher ou da universidade em questão, é importante que você se preocupe com o principal – ir bem no ENEM 2015. Para isso, é necessário se preparar muito bem, estudar muito, revisar um pouco de tudo, focar mais nas matérias que você tem mais dificuldade e não deixar de mandar bem naquelas que você sabe que pode se garantir, também é importante ler muito e escrever muitas redações. Tudo isso é uma forma de você se preparar para o que irá enfrentar nos dois dias de provas do ENEM 2015.

Fazer simulados de provas do ENEM de anos anteriores também é ótimo pois o ajudará a treinar seu físico para aguentar horas sentado durante as provas, bem como a treinar seu tempo de concentração na leitura e no raciocínio das questões. Contudo, todo este processo de preparação pode ficar ainda mais fácil se você tiver uma boa ajuda – um guia de estudos que o ajudará a estudar de forma progressiva e organizada.

Bom, para você que prefere um calculador automático, aqui vai um. CLIQUE AQUI
calculador automatico nota do enem

Pensando nisso, gostaríamos que você conhecesse a apostila da editora sugerida por nós, que além de ser completa e atualizada, também é um material muito didático que consegue dar aquela “levantada” nos seus estudos, podendo ser a fonte do seu sucesso no ENEM 2016. Que tal conhece-la? Você não vai se arrepender! Bons estudos e boa sorte!

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
APOSTILAS – ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

Blog dicas ENEM: http://www.enem2015.biz/
Site Oficial do INEP: http://enem.inep.gov.br/
Pagina do participante: http://enem.inep.gov.br/participante/
Central de Atendimento MEC: 0800 61 6161.

Nota do ENEM
4.4 (87.5%) 16 votos

Sobre Concursos Abertos