quarta-feira , 24 abril 2019

O que revisar para as questões de Português do ENEM

O que revisar para as questões de Português do ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio 2015 está bem próximo pois será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, assim sendo, os candidatos já estão na reta final de estudos e preparação, o que causa muita ansiedade e curiosidade para saber o que cairá nas provas.
O que revisar para as questões de Português do ENEM
Neste momento pré ENEM no qual nos encontramos, os candidatos dessa importante prova devem estar focados em revisar matérias já estudadas ao longo do ano, o que inclui, por exemplo, revisar os resumos já feitos.

Uma das provas que precisa de atenção é a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que exige muito dos alunos pois eles precisam não só saber e lembrar, na hora da prova, alguns conteúdos da Língua Portuguesa e afins, como também conseguir ler e interpretar textos com concentração para não perder tempo na hora do ENEM. E a pergunta é: o que é importante relembrar para a prova de Linguagens nestes momentos finais antes do ENEM? Há conteúdos que costumam ser mais cobrados e que, por isso, é necessário que os candidatos deem mais atenção na hora de revisar a matéria já estudada? A resposta é sim e neste artigo iremos lhe mostrar o que normalmente costuma ser mais cobrado nesta área de conhecimento analisada no ENEM.

Revise para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

  • 1. Treine a sua capacidade de ler e interpretar bem os textos. A interpretação de textos, na realidade, não é utilizada apenas na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mas também em todo o restante do ENEM, até mesmo na prova de Matemática, já que é necessário conseguir entender bem os enunciados dos exercícios para desenvolvê-los da maneira correta. Porém, no caso da prova de Linguagens, a interpretação de textos é ainda mais importante pois ela será a base de muitas questões, ou seja, a pergunta será exatamente feita de forma a definir se você sabe interpretar bem um texto ou não.

Dessa forma, é importante ler e treinar muitos exercícios desse tipo, de interpretação de textos, e conferir algumas dicas que podem lhe ajudar nessa hora.

  • 2. Estude sobre variação linguística. Este conteúdo costuma ser cobrado com frequência no ENEM, por isso, busque entender bem a diferença, por exemplo, entre linguagem formal e informal. Este assunto é especialmente importante porque estamos vivendo em um momento em que as linguagens têm se confundido, por assim dizer, na mente e na boca de muitos jovens, que nem sempre sabem diferenciar o que é formal ou informal e, com isso, transformam a gíria no seu vocabulário mais importante.
  • 3. Relembre sobre as funções de linguagem. As funções de linguagem caem bastante no ENEM, por isso, você precisa saber diferenciar muito bem as funções denotativa, emotiva, conotativa, poética, fática e metalinguística.
  • 4. Saiba quais são as diferenças entre os gêneros textuais. Os gêneros textuais são muito importantes porque demonstram como a língua está sendo empregada nos textos a fim de produzir uma comunicação, assim, é importante saber definir o gênero de um texto por entender quem está falando, por que está falando, qual é a finalidade daquele texto e qual é o tipo daquele texto (se ele é narrativo, argumentativo e assim por diante).
  • 5. E por fim, porém não menos importante, é necessário saber sobre as caraterísticas dos textos literários, como por exemplo, sobre os romances do século XX, sobre os contos, sobre peças teatrais, sobre poemas, obre crônicas e assim por diante. É necessário saber identificar um texto e conseguir entender o “seu sentimento” expresso a partir de palavras, frases ou forma da escrita, e isso só será possível com treino e revisão de conteúdo.

Na reta final para a realização do ENEM 2015, foque nos detalhes, mas não perca tempo demais estudando matérias muito a fundo. Agora é o momento de revisar o que já foi estudado, e não de se desesperar. Mantenha o foco, a concentração e a organização, e claro, não se esqueça de que descanso e um momento para relaxar são tão importantes quanto estudar para esta prova tão aguardada. Bons estudos e boa sorte!

Apostila ENEM 2015 (Impressa e Digital)

Ainda da tempo para estudar e relembrar todos os pontos essenciais que o Ministério da Educação cobra no Exame Nacional do Ensino Médio. Então recomendamos a versão Digital para que possa começar a estudar imediatamente. (Versão Digital é Liberada para imprimir)

Apostila Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) ( 4 Volumes )
Clique aqui para mais detalhes
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
O que revisar para as questões de Português do ENEM
5 (100%) 27 votos

Sobre Concursos Abertos