terça-feira , 23 abril 2019

Pronatec oferecerá cerca de 2 milhões de vagas

Pronatec oferecerá cerca de 2 milhões de vagas

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um Programa criado pelo Governo Federal, que visa oferecer cursos profissionalizantes gratuitos através de várias instituições de ensino de todo o país.

Aloizio Mercadante, o Ministro da Educação anunciou em 09 de março de 2016 que serão oferecidas cerca de 2 milhões de vagas ainda no ano de 2016, em cursos profissionalizantes em todo o Brasil. As vagas serão para cursos profissionalizantes de curta duração (2 meses) e também cursos técnicos de longa duração de 2 a 3 anos de duração.

A previsão é que dessas 2 milhões de vagas ofertadas pelo Pronatec, 1,6 milhão sejam destinadas para cursos profissionalizantes de curta duração e 400 mil vagas para cursos técnico de longa duração que podem durar até 3 anos.

As vagas que serão oferecidas em 2016 pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é bem maior que as oferecidas pelo Programa em 2015, que no ano anterior teve o oferecimento de 1,3 milhão matrículas nos cursos.

Os cursos que tiveram grande procura pelo Pronatec no ano de 2015 foram os cursos de técnicos, que são cursos de longa duração, sendo os cursos mais procurados os das áreas de Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática, e também em Técnico em Logística, nos cursos de curta duração de até 2 meses os que tiveram maior procura pelos estudantes foram os cursos de Assistente Administrativo, o de Horticultor Orgânico e também o de operador de computador.

O governo Federal informou que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) deve ser colocado como assunto de prioridade, onde a concessão dos cursos devem ser mantida e com a melhora da economia o número de vagas oferecidas serão ampliadas, considerando a grande importância da capacitação e aprendizado para todos os brasileiros e trabalhadores do país, que através da qualificação profissional alcança melhores condições de emprego e contribui de forma melhor para a movimentação da economia no país.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal no ano de 2011, que visa a capacitação de adultos e jovens, e desde então todos os anos oferece milhões de vagas para essas pessoas, de acordo com o Governo Federal a meta é oferecer cerca de 12 milhões de vagas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), até o ano de 2018.

Uma das grandes novidades do Pronatec do ano de 2016 é a criação do programa destinado ao EJA, que é a formação de jovens e adultos que poderão concluir o ensino fundamental ou médio juntamente com uma formação profissional através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Ainda será implementado do MECFlix que tem o objetivo de levar capacitação a distância para milhões de brasileiros através de parcerias com emissoras de TVs públicas que transmitiram os cursos, e ainda os alunos poderão interagir e buscar orientações a distância com os professores do Programa.

Veja aqui, como participar da seleção de vagas nos cursos oferecidos pelo Pronatec.

Inscrições Pronatec 2016

As Inscrições no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), edição do ano de 2016 ainda não possuem datas divulgadas, mas a informação é que o cronograma seja divulgado em breve.

Quando as inscrições forem liberadas os candidatos podem fazer a sua inscrição diretamente no site oficial do programa, sendo o endereço eletrônico: http://pronatec.mec.gov.br/

Os cursos são divididos por regiões, podendo o candidato fazer a busca de forma rápida e objetiva nos cursos de seu interesse, e após as inscrições, os candidatos devem fazer sua matrícula nas instituições de ensino que oferece o curso oferecido.

Pronatec oferecerá cerca de 2 milhões de vagas
4 (80%) 4 votos

Sobre Concursos Abertos