terça-feira , 23 abril 2019

Simulado ENEM Online

Simulado ENEM Online

Simulado ENEM Online

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova que preocupa a muitos candidatos que desejam se sair bem nela. Com a sua nota neste exame, será possível concorrer a vagas disponíveis em excelentes universidades pelo país e até mesmo do exterior, por isso, quanto mais alta for a sua nota, mais chances você terá de conquistar a vaga que sempre sonhou. Há muitos programas do Governo Federal que utilizam a nota do ENEM com o objetivo de estimular os brasileiros a darem continuidade nos seus estudos, como o Sisu, o ProUni e assim por diante.

Assim sendo, este é um dos grandes motivos de muitos candidatos terem dado início aos seus estudos preparatórios para o ENEM com muita antecedência – alguns começaram a estudar no início de 2015, outros, começaram no ano passado e ainda outros, já deram início aos seus estudos para o ENEM logo no primeiro ano do ensino médio, já que o ENEM é obrigatório a todos os alunos que estão concluindo os estudos obrigatórios no Brasil. É claro que toda esta preparação envolve muita dedicação, paciência, foco, determinação e tudo o mais que se pode considerar necessário a uma pessoa que precisa estudar muito, muito mesmo, para se sair tão bem quanto deseja na prova.

Há muitos macetes, por assim dizer, que podem ajudar os candidatos a estudarem de maneira mais prática e satisfatória, já que seu objetivo é entender as matérias estudadas, aprender a raciocinar e a resolver problemas difíceis de diferentes matérias. Para isso, além de muita leitura e resolução de problemas, os candidatos precisam também aprender a fazer bons resumos das matérias estudadas. Quando assim o fazem, eles conseguem relembrar muitas horas de estudos lendo apenas pequenas frases ou fórmulas, o que acaba otimizando muito seu tempo no final das contas.

Mas quando dizemos que os candidatos precisam aprender a fazer resumos, é porque é necessário “aprender” mesmo, ou seja, não adianta fazer resumos imensos com frases pouco específicas ou concisas, ou então, com frases que não sejam os pontos mais importantes de uma determinada matéria estudada. Os resumos precisam mesmo ter um ponto chave, algo curto e específico, e que só batendo os olhos, já lhe remeta a um grande texto já lido.

As fórmulas físicas, químicas, matemáticas e até biológicas (dependendo da matéria), precisam sim ser memorizadas. Embora o ENEM não seja o tipo de prova que analise a sua capacidade de memorização das coisas, e sim, sua capacidade de desenvolver exercícios e raciocínios lógicos de acordo com matérias já aprendidas nos últimos anos, é importante conseguir memorizar as fórmulas existentes para conseguir desenvolver exercícios. Todos os exercícios de exatas irão exigir que você consiga raciocinar – você precisará ler e entender o que o exercício está pedindo, depois disso, você precisará raciocinar em como será a melhor forma de desenvolvê-lo, o que em muitas das vezes, exigirá sim que você se lembre de algumas fórmulas.

Não deixe, de jeito nenhum, de fazer vários simulados do ENEM. Ao fazer simulados com questões do ENEM de anos anteriores, você estará se preparando para esta importante prova com as questões oficiais, ou seja, nos moldes do ENEM, o que o ajudará a entender o ritmo da prova. Faça estes simulados do ENEM computando seu tempo de realização das questões e finja que você está lá, no dia e no local de realização do ENEM, assim, você estará treinando seu corpo e sua mente para aguentar as várias horas de provas que realizará em um único final de semana. Simulados são essenciais para o treinamento “final” dos candidatos do ENEM.

Questões do ENEM

O ENEM possui, de certa forma, um padrão de questões e, embora isso não signifique que será possível adivinhar quais questões serão pedidas nas provas, é possível imaginar qual será a melhor forma de se preparar para elas. O ENEM é formado por 4 áreas de conhecimentos e uma Redação, e os candidatos são analisados individualmente em cada uma dessas áreas, o que no final, traz a nota oficial do candidato em todo o ENEM (ou seja, a nota final do candidato é a média aritmética das 5 notas que podem ser obtidas no exame).

As áreas de conhecimento que compreendem o ENEM são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da Redação. Cada uma dessas áreas de conhecimento avaliadas, excluindo apenas a Redação, possuem 45 questões objetivas de múltipla escolha com 5 alternativas cada uma, sendo que apenas uma é a resposta correta.

As questões do ENEM, principalmente das áreas de exatas, costumam possuir muitos gráficos, tabelas e informações estatísticas que servem como base para as perguntas “finais” de cada questão, ou seja, as questões apresentam informações e dados e, após a leitura de tudo, o candidato terá que raciocinar a respeito de algum ponto específico relacionado àqueles dados. As questões do ENEM, de forma geral, também costumam apresentar textos longos e informativos, que têm o objetivo de avaliar se os candidatos sabem ler e interpretar corretamente um texto.

Mesmo que a questão não seja da área de Linguagens e Códigos, por exemplo, o candidato precisará saber ler de forma rápida, já que o ENEM é uma prova com muitas questões e possui um tempo fixo para responde-las, além de conseguir interpretar a questão corretamente, bem como seus gráficos e tabelas, será necessário “saber” responde-la corretamente (pensar/raciocinar/otimizar o tempo). Isso exige que o candidato tenha muita atenção e concentração, afinal, raciocinar de maneira correta exige muita disposição em todos os sentidos. (site de simulado gratuito do enem no final do artigo)

Gabarito ENEM

Quando os candidatos concluem os dois dias de provas do ENEM, o que todos querem é saber se foram bem nas provas. Embora as notas oficiais só sejam publicadas na página eletrônica oficial do ENEM no início do mês de janeiro, cerca de dois dias após o último dia de provas do ENEM os candidatos já podem ter acesso aos gabaritos oficiais. É claro que após cada dia de provas, muitas escolas especializadas em cursinhos para o ENEM e pré-vestibular, já disponibilizam seus próprios gabaritos das provas realizadas e, em quase 100% das vezes, estes gabaritos estão corretos.

Mesmo assim, o que todo mundo quer mesmo são os gabaritos oficiais, com os quais não se tem dúvida de que estão corretos e de que as questões que continham algum tipo de erro, foram realmente canceladas. Sendo assim, provavelmente no dia 27 de outubro, ou seja, dois dias após o ENEM 2015 que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, os candidatos já poderão acessar os gabaritos oficiais. Acesse o endereço eletrônico do ENEM (na página do participante) e confira estas e outras informações conforme forem sendo publicadas:

Plataforma gratuita de simulados/testes: http://questoesenem.ebc.com.br/
Site Oficial do INEP: http://enem.inep.gov.br/participante/
Site comunitário de dicas: http://enem2016.biz/
Boa sorte!

Simulado ENEM Online
4.6 (92%) 5 votos

Sobre Concursos Abertos